Governador Gladson Cameli, indica Ribamar Trindade ao cargo de Conselheiro do TCE

Por Marcelina Freire

Após o Tribunal de Justiça do Acre decidir que Maria de Jesus não pode ser Conselheira do Tribunal de Contas (TCE) o Governador Gladson Cameli encaminhou para Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) a indicação do nome do atual secretário de estado da Casa Civil, José Ribamar Trindade para a 6ª vaga de deixada após a morte do Conselheiro José Augusto Faria. A Mensagem Governamental foi enviada na tarde de hoje com a indicação do nome advogado e secretário.

A decisão do governador, se deu após o pleno do TJ negar por 9 votos a 2 o mandado de segurança coletivo impetrado pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), que tinha como objetivo anular o decreto da Aleac que vetou a nomeação de Maria de Jesus Carvalho e pedia a imediata nomeação e posse da Conselheira-substituta ao cargo.

Os desembargadores entenderam que o veto da Aleac ao nome de Maria de Jesus indicada ao cargo após morte do Conselheiro José Augusto Araújo de Faria, obedeceu a constituição e ao regimento interno do tribunal de contas que determina que a idade limite para o candidato ocupar o cargo é menos de 65, porém Maria já tem 65 anos completos. A indicação de Ribamar Trindade agora aguarda votação na Aleac.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.