Após iniciar testagem em massa de servidores, Sefaz suspende atendimento ao público, quatro funcionários testaram positivo

Por Marcelina Freire

Servidores da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), testaram positivo para covid-19, após o órgão realizar testagem em massa. A secretaria que havia retomado o atendimento ao público no mês de setembro, suspendeu mais uma vez o atendimento ao público até a próxima terça-feira, 03. Os testes iniciaram na segunda-feira, 26, e visa testar todos os servidores da pasta, ao todo serão realizados 300 exames.

Segundo a Sefaz, a medida preventiva de suspender o expediente externo foi tomada depois que o resultado dos testes de quatro atendentes deram positivo para Covid-19. Ainda de acordo com o órgão, o trabalho íntegra o protocolo de segurança como forma de prevenção em especial aos que prestam serviço ao público no local.

A secretária informou que o profissional que testar positivo será encaminhado para clínica médica onde receberá os cuidados necessários. Além disso, os servidores infectados pelo novo coronavírus serão afastados temporariamente e deverão cumprir a quarentena.

O Secretário da pasta, Rômulo Grandidier disse que a iniciativa de testagem em massa é uma forma de proteger servidores e contribuintes. “É uma das medidas que estamos adotando para proteger nossos servidores e contribuintes,” explicou. A Sefaz informou ainda que os funcionários que testaram positivo já haviam contraído a doença há algum tempo, estão bem e são considerados curados.

A secretaria informou que foram instalados totens e tapetes com álcool em gel nas entradas da sede do órgão, além de faixas de sinalização, indicando o distanciamento adequado entre as pessoas. Placas de acrílico separando atendentes e contribuintes foram colocados no setor de atendimento e verificação de temperatura ao chegar ao local.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.