Homens, solteiros, pardos e com nível médio são maioria entre os candidatos acreanos

Marcelina Freire

 

A tabela detalhada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traça o perfil dos candidatos ao cargos majoritários e proporcionais nas eleições deste ano, através de cruzamento de dados. Essas informações estão disponí no site do TSE e permite que o eleitor reconheça o perfil do candidato por meio de dados estáticos. No Acre a maioria dos candidatos são: Homens, solteiros, pardos e que possuem nível de médio.

Segundo os números apontados pela plataforma, no tocante a diferença de gênero, apenas 34% dos candidatos são mulheres, esse percentual somam 1.012 vozes femininas na disputa, enquanto os homens representam 66% ou seja, um total 1.966 concorrentes.

Levando em consideração o estado civil, a diferença não é tão grande assim. 48,4% dos candidatos se declararam solteiros, e 44,4% são casados. Divorciados, somam 5,84%, viúvo 0,974% e separados judicialmente 0,369% dos candidatos.

No quesito cor e raça dos quase três mil candidatos aos cargos de prefeitos, vice-prefeito e vereadores dos 22 municípios acreanos, a esmagadora maioria se declararam parda, 74,65% dos candidatos, ou seja, 1.223 deles. Já os brancos, somam 15,1%, pretos estão representados por 6,85% e indígenas 2,18% do total de candidatos.

Com relação ao nível de escolaridade, a maioria deles, 35,36% possuem nível médio, 1.053 deles. Já o número de candidatos com nível superior é menor, apenas 26,39%, ou seja, 786 candidatos tem formação superior. 4,37% dos candidatos apenas sabem ler e escrever e 0,03 % são considerados analfabet

 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.