Final de Semana no Acre deve ser com chuvas isoladas e trovoadas

Por Wanglézio Braga

O Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) informou hoje (27), via Boletim Meteorológico que o final e início de semana no Acre poderão ter registros de pancadas de chuva isoladas e de trovoadas, mesmo com o tempo instável. Já nas previsões de Davi Friale, o tempo será quente e abafado, no Acre, sul de Rondônia, Mato Grosso e parte da Bolívia e Peru.

Neste sábado (28), de acordo com o SIPAM, “tempo deverá variar de parcialmente nublado a nublado em todas as regiões. E está previstas que ocorram pancadas de chuvas e trovoadas em todo o estado. Porém no centro-leste acreano, essas pancadas ocorrem de forma isolada”.

Já para o domingo (29), “o aumento de umidade em todo o estado favorecem a formação de nuvens de chuvas. com o isso, o domingo será de céu nublado em todo o estado do Acre. As chuvas ocorrem como pancadas seguidas de trovoadas”.

Para o último dia do mês de setembro, segunda-feira (30), “o tempo não deve mudar e permanecerá nublado em todas as regiões, a previsão também será de pancadas de chuvas e trovoadas”.

“O tempo aqui”, de Davi Friale, também prevê tempo abafado com possibilidade de chuvas isoladas seguidas de trovoadas.  Para hoje (27) o calor volta a predominar no Acre depois de uma quinta-feira (26) chuvosa na capital. Não deve chover no leste e no sul do estado, mas podem ocorrer chuvas passageiras e pontuais no vale do Juruá.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.