Friagem deve atingir a capital e leste do Acre nesta quinta-feira, prevê SIPAM

Por Wanglézio Braga

“Uma friagem deverá atingir a capital e o leste do estado nessa quinta-feira”. A previsão é do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) para o Estado do Acre. Um Boletim Meteorológico enviado às redações hoje (25) que muitas nuvens deixarão os céus dessas regiões bastante nublados durante todo o dia.

“Há riscos de chuvas forte entre a tarde e a noite, podendo ser acompanhadas de trovoadas. A instabilidade pré-frontal, também poderá ser observada no centro-oeste do Estado. Por lá o tempo varia de parcialmente nublado a nublado e as chuvas ocorrem como pancadas isoladas seguidas de trovoadas”, prevê a Divisão de Meteorologia.

O QUE DIZ O FRIALE?

O pesquisador Davi Friale também ver condições de friagem para o Estado. “Na quinta-feira, a chegada de uma frente fria derruba a temperatura nestas áreas, principalmente no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul e oeste de Mato Grosso, no sul de Goiás e nas planícies da Bolívia”, publicou em seu site.

Segundo o boletim do “Tempo Aqui”, para hoje (25) nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás (sudeste, sul e sudoeste), Bolívia (planícies) e Peru (região de selva) tem “alta probabilidade de ocorrência de chuvas fortes, com raios, ventanias e queda pontual de granizo. Em alguns pontos, poderão ocorrer sérios transtornos à população, como queda de galhos e árvores, destelhamento de edificações e rápida inundação de ruas, além do perigo potencial dos raios”.

Ainda para essa quarta-feira, tempo muito quente e abafado, com chuvas pontuais e alta probabilidade de temporais no Acre. A umidade do ar mínima, na parte da tarde, varia entre 30 e 50%, no leste e no sul do estado, e entre 40 e 60%, nas demais áreas. Os ventos sopram, entre fracos e calmos, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.