Por Marcelina Freire
O primeiro mês do ano não tem economizado nas chuvas. Segundo a coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco, a chuva que caiu sobre a capital neste mês de janeiro até ontem, 24, já é 50% maior do que o esperado para todo o mês. O grande volume de água que caiu sobre a capital preocupa as autoridades por causa da oscilação do nível do Rio Acre.
Segundo a Defesa Civil, conforme a Agência Nacional de Água (ANA) na medição das 6 horas desta segunda-feira, 25, o rio Acre em Rio Branco apresentava 11,24m, pouco menos de 2 metros e meio abaixo da cota de alerta que é de 13,50m. Nas últimas 24 horas, o quantitativo de chuva foi 21,1 milímetros.
O final de semana foi de muita chuva em grande parte do estado do Acre, em Rio Branco, a água em excesso, causou vários pontos de alagamento, residências foram atingidas pelas águas represadas. Um trecho da Via Chico Mendes, o trânsito chegou a ser interditado por conta do volume de água que chegou a invadir empresas e comércios que ficam às margens da rodovia.
De primeiro a 24 de janeiro, apenas cinco dias passaram sem chuva, ou seja, foram 19 dias de chuva em Rio Branco. E a previsão é de mais chuva para os próximos dias, o que deve continuar elevando o nível dos rios do Acre.