Em janeiro choveu 50% acima do esperado para o mês em Rio Branco

Por Marcelina Freire

O primeiro mês do ano não tem economizado nas chuvas. Segundo a coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco, a chuva que caiu sobre a capital neste mês de janeiro até ontem, 24, já é 50% maior do que o esperado para todo o mês. O grande volume de água que caiu sobre a capital preocupa as autoridades por causa da oscilação do nível do Rio Acre.

Segundo a Defesa Civil, conforme a Agência Nacional de Água (ANA) na medição das 6 horas desta segunda-feira, 25, o rio Acre em Rio Branco apresentava 11,24m, pouco menos de 2 metros e meio abaixo da cota de alerta que é de 13,50m. Nas últimas 24 horas, o quantitativo de chuva foi 21,1 milímetros.

O final de semana foi de muita chuva em grande parte do estado do Acre, em Rio Branco, a água em excesso, causou vários pontos de alagamento, residências foram atingidas pelas águas represadas. Um trecho da Via Chico Mendes, o trânsito chegou a  ser interditado  por conta do volume de água que chegou a invadir empresas e comércios que ficam às margens da rodovia.

De primeiro a 24 de janeiro, apenas cinco dias passaram sem chuva, ou seja, foram 19 dias de chuva em Rio Branco. E a previsão é de mais chuva para os próximos dias, o que deve continuar elevando o nível dos rios do Acre. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.