Profissionais das forças de Segurança do Acre recebem 20 mil máscaras

Agência de Notícias

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) continua realizando ações de prevenção e combate à pandemia entre os profissionais que integram seus quadros. Nesta terça-feira, 23, o Setor de Logística e Almoxarifado repassou, a setores das forças, 20 mil máscaras, doadas ao Estado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, que tem auxiliado o Acre na prevenção à Covid.

O novo lote foi assim distribuído: mil máscaras para a Polícia Técnico-Científica, 4 mil para a Polícia Civil, 6 mil para o Corpo de Bombeiros e 9 mil para a Polícia Militar. Essa ação é a sequência de uma programação de apoio aos profissionais no combate e prevenção ao coronavírus, que vem  sendo executada pela Sejusp desde o início da pandemia, e reforça as condições materiais necessárias ao trabalho diário dos agentes, como a fiscalização para o cumprimento do decreto nº 5.496.

No Acre, segundo levantamento da secretaria, o índice de contaminação entre os profissionais da Segurança, principalmente os que atuam na linha de frente, atingiu 22%. O titular da Sejusp, Paulo Cézar Rocha dos Santos, lembrou da importância da antecipação da vacinação aos profissionais da segurança pública, enfatizando a relevância desse trabalho no momento crítico que todos enfrentam.

“Apesar do registro do alto índice de infectados entre os agentes da segurança pública, o trabalho não parou, nem vai parar, mas é preciso um olhar diferenciado para esses bravos homens e mulheres que não medem esforços para continuar servindo a população”, enfatiza.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.