Por Wanglézio Braga
“Foi um susto muito grande, para não dizer a visão tenebrosa de um caos”. A definição é de uma servidora do Instituto de Traumatologia e Ortopedia no Acre (INTO-AC) ao comentar sobre o apagão ocorrido na noite de ontem (21). O hospital estava funcionando normalmente, até que o fornecimento de energia foi suspenso. Uma ave pousou no transformador e provocou um curto circuito desligando os reatores da região. O gerador instalado na unidade falhou e deixando o corpo clínico e dos pacientes em desespero.
No INTO, foram instalados 24 leitos para pacientes com diagnóstico de Covid-19. O hospital foi inaugurado recentemente com uma estrutura básica de atendimento. A falha no gerador obrigou os profissionais de saúde a fazerem ventilação de alguns pacientes por meio mecânico, até que a energia fosse restabelecida.
Em nota à imprensa, a Secretaria de Saúde do Acre (SESACRE) confirmou a situação relatada pela servidora que não quer ser identificada. “A Seinfra informa que os aparelhos que mantêm os pacientes estabilizados possuem baterias que asseguram o seu funcionamento até o retorno da normalidade, mas que elas se esgotaram para alguns internados, fazendo com que os profissionais utilizassem ventilação manual nestes”, diz trecho da nota.
Neste mesmo período, segundo comentou a servidora entrevistada por nossa equipe, uma paciente morreu. A mulher apresentava comorbidades, o quadro clínico era crítico, ela estava bastante debilitada. O hospital informou que vai abrir um procedimento de investigação para saber por que o gerador não funcionou, e tentar buscar os responsáveis e tomar as medidas cabíveis.
“A Sesacre ressalta que não houve interrupção no fornecimento de oxigênio e outros gases medicinais, porque o sistema tem cilindros reservas. Por fim, Sesacre e Seinfra informam que a Energisa isolou parte do fornecimento de energia a uma determinada área da cidade para restabelecê-la ao Into-AC, até que o animal fosse removido da rede de transmissão”, informou a nota.
A Empresa Energisa comentou o assunto, apenas, via nota à imprensa. Leia na íntegra:
“A Energisa Acre informa que em decorrência de danos causados por um animal na rede de distribuição, houve a interrupção no fornecimento de energia elétrica nas imediações dos bairros Tangará, Portal da Amazônia e Floresta Sul. Assim que acionadas, nossas equipes efetuaram a transferência do suprimento de energia do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO-AC) para outro circuito, isolando a parte defeituosa e normalizando o atendimento ao hospital”.