Quinta e sexta será feriado estadual; Veja o que abre e o que fecha

Para os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo do Acre, nestas quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24, será feriado estadual. As datas fazem parte do calendário de feriados e pontos facultativos elaborado para este ano e comemoram, consecutivamente, o Dia do Evangélico e o Dia do Católico, transferido do dia 20 para o dia 24.

Feriados ou pontos facultativos decretados pelo estado não causam prejuízo à prestação de serviços considerados essenciais ficando a critério dos secretários de Estado e demais autoridades, a convocar seus servidores para expediente normal, caso haja necessidade de serviço.

O que abre e o que fecha

A Central de Atendimento (OCA) só retorna com os atendimentos na segunda-feira 27.

As unidades de atendimento em saúde, sendo elas de urgência e emergência como o Pronto-Socorro e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e de atendimento especializado (Hospital das Clínicas, Serviço de Apoio e Diagnóstico, Setores de Internação, Centro Cirúrgico e Tratamento Intensivo), mantêm o funcionamento normal.

Na Segurança, as Delegacias Especializadas (Flagrantes, Delegacia Especializada em Investigações Criminais e Delegacia da Mulher) também permanecem abertas

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.