Governo inicia trâmites para a construção da Cidade Administrativa em Rio Branco

Agência

Já se iniciaram os trâmites para a construção da Cidade Administrativa do governo do Estado do Acre. Nesta quinta-feira, 19, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o aviso de licitação para a contratação integrada de empresa especializada para elaboração de projeto executivo de engenharia, elaboração de normatização para evitar falhas de engenharia e construção, aprovações e execuções das obras.

A Cidade Administrativa será implantada no bairro Irineu Serra, em Rio Branco. De acordo com o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Vinícius Sanchez, o objetivo da estrutura é otimizar a administração pública, onde parte da composição de governo do Estado será implantada para dar mais eficiência à administração.

“Isso também vai gerar uma economia para o governo no sentido de que algumas estruturas hoje são sediadas em imóveis alugados, então o Estado irá economizar o montante desses aluguéis e estará investindo em uma estrutura mais adequada ao servidor público”, ressaltou Vinícius.

Ainda de acordo com o secretário, uma das prioridades do governador Gladson Cameli é aquecer a economia para gerar emprego e renda à população. “Por isso a escolha do bairro Irineu Serra foi contemplada, para que por meio deste investimento haja mais estrutura para que setores privados invistam na região”, destacou.

O investimento total das licitações publicadas nesta quinta-feira no Diário Oficial, incluindo Cidade Administrativa, Duplicação da AC-405 e reforma Comando-Geral da Polícia Militar do Estado do Acre superam R$ 300 milhões de reais em investimentos do governo.

 
A contratação será realizada por meio da Fonte de Recursos 100, de recursos próprios, que podem ser empregados livremente pelo Executivo, pois não têm vinculação específica. A arrecadação de impostos está contemplada dentro dessa fonte, além de operações de crédito.

Os empresários da construção civil que se interessarem em participar do certame devem ficar atentos à publicação a partir do dia 25/11/2020, no site www.ac.gov.br e www.licitacao.ac.gov.br. Data da abertura: 13/01/2021 às 9h, por meio do site www.ac.gov.br e www.licitacao.ac.gov.br.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.