Gladson anuncia a chegada de estudantes repatriados após pandemia na Bolívia

Por Wanglézio Braga

O governador, Gladson Cameli (PP), anunciou hoje (17) a chegada em solo acreano de 79 pessoas que estudam na Bolívia nas cidades de Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra. Cameli divulgou a boa nova enfatizando que o grupo passou por diversas triagens até chegar a Rio Branco. No total, foram nove dias de viagem até o Acre.

Os estudantes saíram da cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia, no dia nove de abril, em dois ônibus da Ufac e do Ifac e cruzaram rodovias em três estados até chegar ao Acre.

“São 79 jovens vindos de Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra, buscando estar próximos de suas famílias em meio a pandemia de coronavírus. Os estudantes passaram por uma triagem feita pela Vigilância Epidemiológica do município e ficarão em quarentena em suas residências, enquanto são monitorados para caso algum sinta sintomas de COVID-19”.

Por fim, o governador agradeceu o comitê que “resgatou” os estudantes. “Quero agradecer a todos os envolvidos nesta missão. UFAC, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Gabinete Militar, Secretaria de Educação e todos aqueles que de alguma forma ajudaram com que estas pessoas estivessem hoje no lugar mais seguro e aconchegante de todos: suas casas”, concluiu.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.