Motorista do IAPEN que capotou viatura não resiste e morre na UTI do Pronto Socorro

Por Wangléo Braga

Morreu na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Pronto Socorro de Rio Branco, o motorista do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), Eudece Francisco Souza de Moraes, de 41 anos. Ele e mais três colegas e dois presos sofreram um grave acidente na manhã de hoje (16) no entroncamento de Xapuri, na BR-317. Eudece teve traumatismo craniano e morreu quando ainda recebia atendimento. Uma parada cardíaca ceifou a vida do trabalhador.

De acordo com o IAPEN, a viatura levava os presos do sistema prisional Geovani Alves Pereira e José Maria da Silva Neto para uma audiência no Fórum Criminal. Além de Eudece Francisco, na viatura estavam ainda os policiais militares sargento J. César, sargento Garcia e cabo Nilclimar. Todos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e transferidos para Rio Branco.

Testemunham afirmam que um buraco na estrada causou o acidente. A direção do IAPEN informa que vai aguardar a perícia e abrir procedimento para investigar o caso. Por se tratar de uma rodovia federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi chamada ao local para iniciar os trabalhos de investigação.

“O Iapen aguarda o resultado da perícia para verificar qual o motivo do acidente e ressalta que a viatura utilizada durante o deslocamento foi recentemente entregue ao Sistema Penitenciário para o transporte de presos”, disse em nota o diretor-presidente do IAPEN, Lucas Gomes.

Também em nota, o IAPEN disse que “as equipes que realizam o acolhimento e acompanhamento de saúde dos servidores do Iapen, estão empenhadas em dedicar o melhor serviço, inclusive à família. Os demais passageiros tiveram ferimentos leves com fraturas e arranhões e não correm risco de morte, sendo necessário apenas os cuidados ambulatoriais”.

NOTA DE PESAR

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre informa, com pesar, o falecimento do motorista penitenciário oficial Eudece Francisco Souza de Moraes, 41 anos, no início tarde desta quarta-feira , 16 de outubro. O servidor foi vítima de um acidente grave ainda na manhã desta quarta-feira.

Os sentimentos de todos os servidores do Iapen/AC se unem em oração, com o desejo de que Deus em sua infinita misericórdia possa confortar os corações de seus familiares e amigos.

Rio Branco - AC, 16 de outubro de 2019.

Lucas Gomes

Presidente do Iapen/AC


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.