Nas redes sociais, Socorro Neri comemora o resultado positivo de Rio Branco no IDEB

Por Wanglézio Braga 

Foto: Reprodução PMRB

Foi divulgado ontem (15) o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 que indica a qualidade do ensino fundamental e médio no Brasil. E para a surpresa de muitos, a capital do Acre obteve a segunda maior nota na qualidade da educação do ensino fundamental (1° a 5° ano). O estado recebeu ainda destaques no contexto geral da região norte, sendo a segunda vez consecutiva que registra o feitio.

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB0) que é professora e candidata nas eleições deste ano fez questão de comemorar os índices da capital. “A Nossa Rio Branco é a segunda capital em qualidade da educação!!! No IDEB anterior estávamos em terceira posição (6,5) atrás de Palmas e Teresina e, agora, ultrapassamos Palmas, subindo nossa pontuação para 6,7. Para completar a alegria, a escola municipal Chico Mendes alcançou IDEB 8,1. Show!”, comemorou.

Neri parabenizou a equipe do município pela conquista, por meio das redes sociais. “Estou feliz e quero compartilhar essa felicidade parabenizando a equipe da SEME, as equipes das escolas, todos os profissionais/servidores que constroem esse excelente resultado, propiciando processos formativos que garantam o direito à aprendizagem dos nossos alunos”, escreveu.

Em relação ao Acre, o estado ficou entre as unidades com maior percentual de municípios que atingiram a meta; Ceará ficou 98,9%, em seguida vem Alagoas com 94,1% e o Acre com 85,7%. Abaixo de 50% estão Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Já com relação à taxa de aprovação, o Acre está entre os seis com índices superiores a 90%. Os únicos estados que tiveram queda na taxa de aprovação foram Mato Grosso e Santa Catarina.

Nas séries do ensino médio, o Acre teve alta de 2,57%, entre 2017 e 2019. O estado ficou em quinto lugar no Ideb, com um índice de 3,74, dos 16 estados avaliados.

IDEB, o que é?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.