Alerta: ANEEL quer aumentar os valores das contas de energia no Acre, em dezembro

Por Wanglézio Braga 

Foto: Reprodução

Os bolsos dos acreanos podem ficar ainda mais “mirrados” no mês do natal, dezembro, caso a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) consiga aprovar um aumento médio de 4,87% nas tarifas da Energisa no Estado do Acre. Uma proposta foi apresentada durante uma sessão realizada nesta terça-feira (15) da autarquia. Segundo a ANEEL, a revisão atingiria a alta para consumidores conectados à alta tensão, indústrias, (5,55%) e para baixa tensão (4,72%), efeito médio para o consumidor 4,87%.

Os valores permanecerão em consulta pública de hoje (16), até 30 de outubro. Mas, uma consulta pública de forma remota, marcada para o dia 15 de outubro, vai discutir o assunto. Vale lembrar que os números apresentados foram calculados no processo de revisão tarifária extraordinária (RTE) da antiga eletroacre que atualmente pertence à Energisa. Se aprovado, o reajuste entra em vigor em dezembro deste ano.

Em sua justificativa, a área técnica da ANEEL, considerou os efeitos da Medida Provisória 988 para pedir a revisão. O dispositivo trata de reduzir impactos dos reajustes tarifários para as unidades da federação nas regiões norte e nordeste. Não é a primeira vez que Energisa pediu a revisão junto a ANEEL, o que força a autarquia manifestar-se.

A Energisa distribuidora atende 272 mil unidades consumidoras no estado do Acre. “Está sendo considerado no presente processo tarifário a reversão, em favor dos consumidores, de 75% dos valores repassados à concessionária referentes aos recursos da Conta-Covid. Ou seja, restará um percentual de 25% para atenuar o impacto da tarifa no ano que vem”, ressaltou o diretor Sandoval Feitosa, relator do tema.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.