Café com filosofia comemora o Dia do Filósofo em Rio Branco

Antonio Muniz

A Academia Acreana de Filósofos, em parceria com o Centro de Matemática, Ciência e da Universidade Federal do Acre (Ufac), promoveram, no início desta quinta-feira, 16, no Teatro Helio Melo,  na avenida Brasil - Centro, café filosófico em comemoração ao Dia do Filósofo.

Segundo a presidente da Academia Acreana de Filosofia, professora Peregrina Souza, o evento é tem por objetivo interagir e celebrar a data, utilizando a Filosofia, como centro de debates e difundir os conhecimentos sobre a temática. E também oferecer uma abordagem filosófica na atualidade, evidenciando o valor da Filosofia no nosso dia a dia.

Ainda segundo Peregrina, a comemoração terá seqüência no fim da tarde desta quinta-feira, precisamente às 16h, na Livraria Paim, onde haverá palestra proferida pelo professor, advogado e filósofo Sanderson Moura, sob o tema: “A Filosofia como Espiritualidade Laica”.

O palestrante é fundador da Escola de Atenas que ensina técnicas de oratória partir do referencial filosófico da antiga sabedoria greco-romana clássica. Apesar de ser a mãe de todas as ciências, o curso de Filosofia da Ufac está a completar apenas 10 anos, sendo um dos mais novos da instituição.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.