MPAC apresenta Anuário sobre a Violência e Criminalidade para profissionais da imprensa

Em evento voltado para os profissionais de imprensa, o Ministério Público do Estado Acre (MPAC), apresenta na próxima segunda-feira, 20, às 9h, no Edifício-Sede da instituição, os dados consolidados do Anuário sobre a Violência e Criminalidade no Acre no ano de 2019.

Elaborado pelo Observatório de Análise Criminal do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC, o Relatório de Informações de Indicadores Prioritários de Violência e Criminalidade, em sua 3ª Edição, ano 2019, consiste na separação e análise das variáveis contidas nos registros policias e em bancos de dados existentes no Sistema de Segurança Pública.

O objetivo principal do relatório é produzir respostas que possam orientar as ações preventivas e repressivas de controle social, exercidas por instituições comprometidas com a manutenção da ordem pública.

A abertura do evento contará com a presença da procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, e a apresentação dos dados será feita pelo promotor de Justiça, Bernardo Albano, que também é coordenador-adjunto do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e pelo coordenador do Observatório de Análises Criminais do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), Aldo Colombo Júnior.

 

Agência de Notícias do MPAC


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.