Estado investe mais de R$ 1 milhão em parque tecnológico das unidades de saúde

Com o objetivo de melhorar e ampliar o gerenciamento dos serviços de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) está renovando o chamado parque tecnológico das unidades, que são microcomputadores, equipamentos de rede e servidores de processamento de dados.

Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, o processo de modernização teve início no mês de julho com previsão para finalização da entrega dos equipamentos no final de setembro.

“As aquisições são frutos de portarias destinadas a atender as unidades de saúde e contaram com um planejamento durante todo o ano de 2019 e início de 2020, quando foram concretizadas as contratações dos equipamentos”, explica Paulo Cavalcante, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Sesacre.

Os equipamentos de rede e microcomputadores foram entregues para a sede administrativa (Sesacre), Hospital Ary Rodrigues, Regional do Juruá, Hospital Manoel Marinho Monte, Unidade Mista de Santa Luzia, Unidade Mista Dr. Abel Pinheiro, Hosmac, Oficina Ortopédica e Unidade Mista de Santa Rosa do Purus (essas três últimas unidades em fase de entrega). Já os servidores de processamento de dados foram instalados somente na Sesacre.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.