Governo entrega 400 quilos de medicamentos, oxigênio e EPIs em Jordão e Santa Rosa do Purus

Adquirido em agosto do ano passado, o avião do Governo do Estado, o Harpia-02, realizou nesta sexta-feira, 14, mais uma viagem aos municípios de Jordão e Santa Rosa do Purus, levando 400 quilos de medicamentos, oxigênio  e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) às unidades de saúde.

A parceria entre  Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), já rendeu cerca de 40 horas de voos da aeronave no auxílio aos municípios durante a pandemia de Covid-19, de acordo com o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Nayck Trindade de Souza.

“Essa tem sido uma constante desde que começou a pandemia e nós já atendemos todos os municípios isolados e esse avião tem sido fundamental para esse auxílio”, destacou o coordenador.

A aeronave, além de materiais médicos hospitalares e EPIs tem somado forças no enfrentamento ao coronavírus, inclusive, levando profissionais aos municípios de difícil acesso. 

 

Agência 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.