Pessoas idosas recebem máscaras de proteção do Projeto Mãos Solidárias, da Prefeitura de Rio Branco

Como mais uma das medidas de prevenção ao novo coronavirus, a Prefeitura de Rio Branco está entregando máscaras de proteção às pessoas idosas que são acompanhadas pela rede municipal de saúde. A ação visa beneficiar 796 idosos, com prioridade aos portadores de doenças crônicas e com deficiência.

As máscaras são de tecido, confeccionadas pelo Projetos Mãos Solidárias e repassadas pela Secretaria Municipal e de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que distribui para as unidades básicas de saúde, de onde os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) saem para fazer as entregas e o acompanhamento dos idosos em domicílio, devido à pandemia.

Nesta quarta-feira, 15, foi a vez da aposentada Maria Cunha de Lima, 63, receber suas máscaras em casa. Ela faz parte do grupo de idosos da Unidade Básica de Saúde Luiz Gonzaga, localizada no bairro Altamira e, assim como ela, cada beneficiado recebe um kit contendo 3 máscaras.

“Esse trabalho da Prefeitura é muito necessário pra gente. Não precisamos ter que sair de casa e nos expor à doença”, disse ela que, portando diabetes e sendo hipertensa é acompanhada pela ACS Joselina Braga há cerca de quatro anos. “Eu agradeço demais por essa atenção que a gente recebe”, completou.

Já foram contemplados idosos dos grupos de convivência ativos das UBSs: Rosa Maria, Raimundo Moreira, Eduardo Paiva, Mocinha Magalhães, Maria de Fátima. Nesta quinta-feira, 16, será a vez da UBS Francisco Caetano, no bairro Adalberto Aragão receber os kits.

Além de receber as máscaras, as pessoas idosas são orientadas sobre como utilizá-las e conservá-las e já receberam kits de higiene, contendo álcool em gel.

O Projeto Mãos Solidárias é fruto de parceria entre a Prefeitura de Rio Branco, voluntários, igrejas, entidades e servidores municipais para atender a população em vulnerabilidade social durante a pandemia.

 

ASSESSORIA


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.