Estado capacita mediadores de educação a distância

A inserção de instrumentos pedagógicos adequados para as ministrações de aulas online foi o tema principal de uma capacitação para 15 mediadores de educação a distância (EaD), do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). A capacitação teve início na terça-feira, 14, e encerra nesta quinta, 16, seguindo as normas de segurança, como obrigatoriedade do uso de máscara e zelando pelo distanciamento adequado.

Na ocasião, formadores das escolas técnicas em Saúde e em Serviços, Maria Moreira da Rocha e Campos Pereira, respectivamente, receberam orientações técnicas sobre as ferramentas utilizadas nas plataformas Moodle e Google Meet, por exemplo, por onde são transmitidas as aulas dos cursos EaD.

Orientações sobre planos de aula devidamente apreciados pela Coordenação-Geral de Ead e os critérios adotados para divulgação de imagens, textos e vídeos nas aulas, a saber, todos de domínio público, também deram o tom à capacitação, além de outras dinâmicas de ensino.

“Capacitações como esta buscam fazer com que os mediadores gerem disponibilidade de conhecimento mediada pela internet, de maneira a permitir que construam estratégias focadas em favorecer o processo de ensino-aprendizagem através da interatividade entre alunos, aluno-conteúdo e aluno-mediador”, disse o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.