Drama: Cobija ultrapassa 1 mil casos de Covid-19 e não a testes

Por Wanglézio Braga

A cidade de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, ultrapassou hoje (15) 1 mil casos de Covid-19 e com um dilema conhecido por algumas cidades brasileiras: Faltam insumos para a testar a doença. Em coletiva à imprensa, a direção de saúde municipal apresento uma recomendação para que as famílias comprem o aparelho  oxímetro de pulso que mede o nível de oxigênio (saturação de oxigênio) do sangue.

Segundo os especialistas, o oxímetro não substitui o teste do novo coronavírus, no entanto, é uma medida fácil e indolor de quão bem o oxigênio está sendo enviado para partes do corpo mais afastadas do coração, como braços e pernas. Um dispositivo tipo clipe chamado sonda é colocado em uma parte do corpo, como um dedo ou lóbulo da orelha. Uma vez que o oxímetro termine sua avaliação, sua tela exibirá a porcentagem de oxigênio no sangue proveniente do seu coração, bem como sua taxa de pulso atual.

A direção de saúde de Cobija diz que é preciso monitorar o nível de oxigênio a cada quatro horas. Em idosos, é recomendado aferir de três em três horas. Também de acordo com o representante da saúde, o aparelho ajuda em diagnósticos como bronquite, asma e tuberculoses tuberculose.

“Normalmente os pulmões sadios ficaram entre 99 a 100% (...) é um aparelho acessível, de venda livre em Cobija, que você pode ter em sua casa. Pessoas que não possuem condições de comprar esse material, iremos doá-los”, informou.

Com as explosões de casos de Covid-19 no departamento, os bolivianos já choraram a 98ª morte. Um cemitério foi construído especialmente para enterrar as vítimas fatais ou suspeitas de Covid. O local encontra-se afastado 17 km da capital, Cobija. 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.