Cobija tem explosão de casos de covid-19 em menos de um mês

A capital do Estado de Pando, lado boliviano que faz divisa com o Brasil através do Acre, que vinha mantendo o controle de infectados pelo coronavírus em menos de 10 pessoas por cerca de 40 dias, parece que perdeu o controle nos últimos dias.

Em menos de 30 dias, a secretaria de saúde do Estado pandino, após mudar o secretário da saúde, passou a divulgar o aumento de pessoas infectadas pelo covid-19 em todos os municípios, alguns ainda não tem registro nestes meses de pandemia.

 

A capital pandina que tem cerca de 100 mil habitantes, onde passou de 9 para 262 pessoas até este domingo, dia 14, segundo a Secretaria de Saúde – SEDES. No início do mês, o governador anunciou uma redução de quase 30% no repasse do governo federal, anunciou que isso poderia afetar o combate ao covid-19, além da redução de salários.

 

Em todos o estado, seriam 856 entre suspeitos, confirmados e descartados. Dos casos 286 confirmados, 262 estão na Capital, fato esse que assustou os moradores da cidade e das cidades vizinhas. Até mesmo o govenador Luis Rodolfo Flores, foi afastado das atividades pela suspeita de estar contaminado pelo covid-19.

 

OALTOACRE

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.