Rio Branco e Porto Velho confirmam o cancelamento do “Carnaval 2021”

Por Wanglézio Braga/ Foto: Arquivo PMRB

Quem planejava pular o “Carnaval 2021” em Rio Branco vai precisar buscar alternativas mais seguras, tranquilas e longe de quaisquer aglomerações para poder se divertir durante o primeiro longo feriado do ano, no mês de fevereiro. Devido à pandemia do novo coronavírus, o prefeito Tião Bocalom (PP) confirmou o cancelamento de qualquer intenção de organização ou apoio para a realização da festa pagã, na capital.

Após audiência do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com a Frente Nacional de Prefeitos, realizada nesta quinta-feira (14), o prefeito deixou claro em entrevista que por conta do decreto de emergência sanitária e levando em consideração as orientações do Comitê “Pacto Acre sem Covid-19”, a prefeitura de Rio Branco não pode realizar eventos de grande porte como se espera no carnaval.

“O que ficou definido é que vai ser mantido o decreto! Como é possível com tantos casos de Covid-19, a prefeitura venha promover carnaval? O Brasil inteiro não vai promover carnaval e Rio Branco não poderia ser diferente. Nós vamos respeitar e manter o decreto, pois tem muitas vidas estão sendo ceifadas pelo Covid-19”, disse Bocalom.

Mas, se você folião pensou em ir para Porto Velho, também vai tomar nota do comunicado feito pelo próprio prefeito, Hildon Chaves (PSBD) via redes sociais. É que por lá, a festa também foi cancelada e ele pediu compreensão de todos, frisou que o tempo não é de celebração, mas de valorizar vidas.

“Carnaval é cultura, é alegria, é diversão, gera muitos empregos temporários e anima toda nossa gente. Porém, o momento que atravessamos, exige cautela, responsabilidade e amor ao próximo. Devido nossas atuais circunstâncias, informo que não celebraremos o carnaval em Porto Velho este ano, ao invés disso, valorizaremos a vida, para que em breve possamos nos divertir e festejar. Conto com a compreensão e respeito de todos, um forte abraço!”, escreveu o prefeito de Porto Velho.

Vale lembrar que no calendário oficial de 2021 foram dedicados os dias 15 (segunda-feira), 16 (terça-feira) e 17 (quarta-feira) de fevereiro para o carnaval. No entanto, a festa não é um feriado nacional, muito embora o Brasil faça dia de folga, tanto é que é um dos momentos mais aguardados do ano por muitas pessoas, ou seja, as datas são facultativas. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.