Por Marcelina Freire
Agora é oficial, o ex-secretário da Casa Civil, José Ribamar Trindade, foi empossado no início da tarde desta sexta-feira, 15, no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre (TCE). A posse de Trindade se deu após uma longa quebra de braço nos tribunais. A cerimônia de posse aconteceu no auditório do TCE e contou com a presença de Conselheiros da Corte de Contas e também do governador Gladson Cameli e foi transmitida pelo portal do Tribunal.
A posse de Ribamar Trindade só ocorreu, depois que o Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) , revogou no início desta semana o efeito de uma decisão liminar deferida por ele próprio em dezembro do ano passado, à época, requerida pelo então presidente da Corte de Contas, Cristóvão Messias, que impedia o então Secretário da casa civil de tomar posse do cargo até que a decisão final do caso.
O impasse começou quando o nome Conselheira substituta, Maria de Jesus Carvalho, foi rejeitado para pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) por não cumprir o requisito de limite de idade para a vaga, Maria tem 65 anos e a constituição e o regime do TCE aponta que o candidato para tomar posse precisa ter menos de 65. A 6ª vaga ficou desocupada após a morte do conselheiro José Augusto de Farias, 71 anos, em julho do ano passado, vítima de covid-19.
O Conselheiro empossado, Ribamar Trindade falou da importância da nova missão. “Agradeço a todos os presentes e a todos os que me ajudaram a chegar até aqui. Chego na intenção de colaborar com a Corte da melhor forma possível e cumprir a missão constitucional”, destacou.