Ribamar Trindade é empossado Conselheiro do TCE

Por Marcelina Freire

Agora é oficial, o ex-secretário da Casa Civil, José Ribamar Trindade, foi empossado no início da tarde desta sexta-feira, 15, no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre (TCE). A posse de Trindade se deu após uma longa quebra de braço nos tribunais. A cerimônia de posse aconteceu no auditório do TCE e contou com a presença de Conselheiros da Corte de Contas e também do governador Gladson Cameli e foi transmitida pelo portal do Tribunal. 

A posse de Ribamar Trindade só ocorreu, depois que o Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) , revogou no início desta semana o efeito de uma decisão liminar deferida por ele próprio em dezembro do ano passado, à época,  requerida pelo então presidente da Corte de Contas, Cristóvão Messias, que impedia o então Secretário da casa civil de tomar posse do cargo até que a decisão final do caso.

O impasse começou quando o nome Conselheira substituta, Maria de Jesus Carvalho, foi rejeitado para pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) por não cumprir o requisito de limite de idade para a vaga, Maria tem 65 anos e a constituição e o regime do TCE aponta que o candidato para tomar posse precisa ter menos de 65. A 6ª vaga ficou desocupada após a morte do conselheiro José Augusto de Farias, 71 anos, em julho do ano passado, vítima de covid-19.

O Conselheiro empossado, Ribamar Trindade falou da importância da nova missão. “Agradeço a todos os presentes e a todos os que me ajudaram a chegar até aqui. Chego na intenção de colaborar com a Corte da melhor forma possível e cumprir a missão constitucional”, destacou.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.