No Acre, final de semana deve registrar temporais para anteceder onda leve de frio

Por Wanglézio Braga/ Foto: Wanglézio Braga

Diferente do final de semana passado onde várias regiões do estado propiciaram tempo aberto, de calor, os próximos dias serão de chuvas com temporais no Acre. Assim é a previsão do pesquisador meteorológico, Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui.

Ele informou que no sábado e no domingo, "ventos intensos da direção noroeste vão soprar durante quase 24 horas consecutivas no Acre, principalmente no leste e no sul do estado, onde estão localizadas, entre outras, as cidades de Rio Branco e Brasileia. Em alguns momentos, as rajadas poderão passar de 50km/h, podendo quebrar galhos e derrubar árvores. O tempo, no entanto, estará quente, com sol, nuvens e possibilidade de chuvas passageiras e pontuais”.

A explicação de Friale sobre os ventos intensos é a seguinte: “Existe a formação de uma baixíssima pressão atmosférica na Argentina. Esta baixa pressão é como se fosse um “buraco” na atmosfera, o qual “suga” violentamente o ar que está sobre o Acre e regiões próximas”.

Na segunda-feira (18) poderão ocorrer temporais com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, podendo causar transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores, destelhamento de edificações e deslizamentos de terra. “As causas destes temporais são a chegada ao Acre de uma frente fria e a alta umidade do ar que está sobre a região”, acrescenta Friale.

E O FRIO?

Friale anunciou que a primeira ‘penetração de ar polar de 2021 no Acre’ deve ocorrer já na próxima segunda-feira. Ele prevê que o fenômeno considerado leve, vai acontecer entre o final da tarde de segunda-feira, após a chuva, ou no começo da noite de terça-feira. “Isso vai diminuir sensivelmente a temperatura (...) Não há registros de onda de frio polar no mês de janeiro no Acre, desde a década de 1960. Embora não seja forte, essa massa de ar, de origem polar poderá, até, provocar uma leve friagem em pleno mês de janeiro, no meio do verão”, informa.

SUBIDA DO NÍVEL DO RIO ACRE

O pesquisador, também chamado de “Mago do Tempo”, fez um alerta para o aumento do nível do Rio Acre na capital, nos próximos dias e tranquilizou os moradores do interior, mais precisamente do Vale do Juruá.

“As chuvas intensas das últimas horas provocarão rápida subida do nível do rio Acre em Rio Branco e nas demais cidades banhadas por este rio. No entanto, as chuvas escassas deste fim de semana não farão com que seu nível alcance a cota de transbordamento. Os rios Iaco, Purus, Tarauacá e Juruá também não deverão atingir a cota de transbordamento, pelo menos, até a próxima segunda-feira”, conclui. 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.