Governo inicia auditoria na folha de pagamento do Estado

Mais de 60 servidores de todos os órgãos públicos do Estado participaram da videoconferência de abertura do projeto de consultoria para realização de auditoria na folha de pagamento do Poder Executivo estadual com a empresa Deloitte Touche Tohmatsu, promovida nesta terça-feira, 13.

A consultoria tem por objetivo a análise dos processos e sistemas informatizados que impactam na folha de pagamento e com isso eliminar procedimentos desnecessários, avaliar a eficácia dos controles contábeis e administrativos, observar procedimentos na identificação e prevenção de falhas e irregularidades e promover melhoria na atividade de gestão de pessoas.

O secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão, ressaltou a importância e necessidade da auditoria na folha de pagamento para a realização de ajustes e correções necessárias e garantir a transparência na gestão de pessoas estadual.

“É um conjunto de ações que o governo do Acre vai está desenvolvendo visando garantir um equilíbrio fiscal ao estado para que dessa maneira nós possamos evoluir para atender os interesses dos servidores públicos e, em especial, da sociedade”, declarou o secretário.

Durante a videoconferência foi apresentado aos servidores o plano de trabalho da auditoria na folha de pagamento, que se desdobrará em 11 frentes, partindo do diagnóstico das rotinas de elaboração da folha de pagamento e das unidades de gestão de pagamento até o plano de ação para implementação das recomendações.

O diretor de Gestão de Pessoas da Seplag, Guilherme Duarte, informou que a videoconferência teve a participação de quase 95% dos órgãos. “As equipes de recursos humanos do Estado estão presentes e são as equipes que mais têm anseio de que esse trabalho possa dar certo. Principalmente que no final serão apresentadas melhorias nos fluxos de trabalho”, esclareceu.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.