Prefeita Socorro Neri entrega maior campo de grama sintética de Rio Branco

O Conjunto Tucumã recebeu da Prefeitura de Rio Branco nesta sexta-feira, 13, o maior campo de grama sintética de Rio Branco. O equipamento esportivo homenageia o jogador de futebol, futsal e morador do bairro Marcos Pontes Machado, que faleceu no ano de 2004.

A obra é fruto de emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão, com contrapartida da gestão municipal, em um investimento de R$ 453.166,21.

“Eu estou muito feliz de poder fazer a entrega desse campo society aqui no Tucumã, que atenderá toda a juventude do entorno. O senador Sérgio Petecão tem sido um parceiro muito grande da política de esporte, pois é dele a emenda de praticamente todos os equipamentos esportivos dos últimos anos. Por isso, devemos reconhecer sua sensibilidade muito grande, assim como nós da Prefeitura, com o esporte e a cultura”, destacou a prefeita Socorro Neri.

A novo campo é composto por 1.439 m² de grama sintética em monofilamento, piso de concreto especial para gramado sintético, rede de proteção de polipropileno, traves com rede, seis torres de iluminação com poste em concreto e acessibilidade.

Durante a solenidade de entrega, o senador Sérgio Petecão enfatizou seu compromisso com o segmento de esporte da capital: “Para mim é muito gratificante ver a satisfação dessa criançada, a felicidade dos moradores aqui do Tucumã, e a empolgação dos desportistas. Para mim, o que me deixa ainda mais alegre é ver a qualidade dessa obra executada pela Prefeitura de Rio Branco, com todos os detalhes pensados minuciosamente”.

Após a entrega, o campo recebeu seu primeiro torneio entre dois times de futebol mirins do conjunto. Na sequência, ainda contou com outras duas partidas de times adultos do bairro.

“Esse é um campo que vem para acrescentar esse espaço tão bonito que temos aqui em nosso conjunto, que é o Parque Tucumã. A comunidade só tem a agradecer a prefeita Socorro Neri e ao senador Petecão por nos presentear com esse campo que agregará muitos para o esporte e lazer dos jovens e adultos da nossa comunidade”, afirma o presidente da Associação de Moradores do Tucumã, Gleison Almeida.

Sobre o homenageado

Marcos Pontes Machado, mais conhecido como Marquinhos, começou a prática de futsal e futebol ainda muito cedo. Logo se destacou na escolinha de base do Delta, onde praticava o esporte. Mais tarde, foi jogador de clubes da capital, tais como: Bem-Te-Vi, Volta Redonda, AABB, Rondobras, Pingo de Ouro e Igreja Batista do Bosque. Quando jogador de futebol, atuou no Juventus, Atlético Acreano, Independência e Adesg. Em 2000, auge de sua carreira esportiva, jogou o campeonato carioca de futsal pelo Flamengo do Rio de Janeiro, e em 2001, foi transferido para o clube Joaçaba de futsal de Santa Catarina.

Em seu retorno à comunidade do Tucumã, sempre foi um estimulador de novos atletas, além de defender o Tucumã em diversos campeonatos, consagrando-se campeão na Copa de Futsal da TV Acre.

Marquinhos deixou um legado de dedicação ao esporte aos seus filhos, familiares, amigos e uma comunidade inteira.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.