Final de semana: De muito calor e sem previsão de chuva

Por Wanglézio Braga

O final de semana chegou. No Acre, a previsão indica tempo quente, seco e sem nenhuma possibilidade de chuva. Um boletim enviado pelo serviço de meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) às redações prevê sol forte e calor em todo o estado acendendo sinal vermelho, ainda, para a Umidade Relativa do Ar que fica entre 25% a 50%.

Neste sábado (15), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado em todo o Estado. “Para a região do Vale do Juruá há possibilidade de chuva rápida e isolada a da tarde. Nas demais regiões acreanas, inclusive na Capital Rio Branco, não há previsão de chuva”, informou o SIPAM.

No domingo (16), o dia será ensolarado e muito quente no Acre: “A previsão é de céu claro a parcialmente nublado em todo o Estado e sem previsão de chuva”. Já na segunda-feira (17) o tempo continua abafado “pois a semana começa ensolarada e quente em todo o Acre, sem previsão de chuva até o momento”.

NÍVEL DO RIO

O tempo quente, comum nessa época do ano no Acre, também vem provocando os baixos níveis dos principais mananciais. A falta de chuva revela cenas tristes nos rios e igarapés, principalmente no Rio Acre. As autoridades estão monitorando e avaliando os impactos desta seca na sociedade.  

Ontem (13) a Defesa Civil chamou atenção para a falta de chuvas onde o estado está há mais de 18 dias sem registrar um fenômeno. O Rio Acre registrou 1m80cm.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.