Governo realiza estudo para processo de duplicação e urbanização da rodovia de acesso a Mâncio Lima

Com o projeto em fase de finalização, o governo do Estado realizou, neste final de semana, o estudo dos locais que servirão para retirada de matéria-prima a serem utilizadas na duplicação e urbanização da rodovia AC-405, estrada que liga o município de Mâncio Lima a Cruzeiro do Sul. As obras serão executadas em conjunto entre as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur) e Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre).

O planejamento alcança ao todo 32 quilômetros de extensão e foi orçado em R$ 76 milhões, sendo dividido em duas etapas. A primeira já tem seu recurso garantido através de uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Nós preparamos o projeto, orçamos o valor, apresentamos ao banco e conseguimos garantir a aprovação de 60% dos recursos que serão aplicados na primeira etapa, que sairá de Cruzeiro do Sul até o aeroporto. Os recursos para segunda etapa seguem em tratativas. O governador deve resolver ainda esta semana”, explicou Ítalo Medeiros, secretário de Infraestrutura.

Sobre o estudo, o secretário informou que é necessário que uma pesquisa seja realizada para identificar os locais mais próximos que tenham condições de fornecer material, sem que seja necessário solicitar de uma região mais distante e aumentar com isso o custo da obra.

“Atualmente estamos finalizando os estudos geotécnicos. São estudos de jazidas, locais de onde podemos retirar material e utilizar na base e sub-base da obra, evitando que o custo aumente pedindo de outro lugar. Neste final de semana visitamos alguns pontos, recolhemos material e mandamos para análise em Cruzeiro do Sul e também para Rio Branco. Consideramos o projeto bastante avançado”, informou o secretário.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.