Rio Branco reforçará frota de ônibus para os domingos de provas do Enem

Por Marcelina Freire

O transporte coletivo de Rio Branco ganhará um reforço na frota em circulação nos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). Nos dois dias serão nove veículos a mais circulando nas ruas da capital, um total de 47 ônibus.  O primeiro dia de prova será já próximo no próximo domingo,17, e o segundo e último dia, será no domingo seguinte dia 24 de janeiro.

Segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), o aumento da frota que estará em operação nos dias do exame será de 25%,  além disso, terão mais seis ônibus reservas, caso haja necessidade de substituir algum veículo que apresente problemas. 

Na capital há 65 locais de provas que deverão receber aproximadamente 32.631 estudantes. Em todo o estado são 40 mil e seiscentos candidatos. A abertura dos portões será  às 9h30 (horário do Acre) e o fechamento às 11h também horário local. Neste primeiro domingo, a duração máxima para realização da prova é de 5h30 por causa da redação  e no segundo será menor, de 5h.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.