Processo seletivo do Detran será realizado no primeiro semestre de 2021

Agência de Notícias

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já deu início aos procedimentos legais para a realização de um novo processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas temporárias para funções técnicas e operacionais no órgão.

Serão 62 postos, distribuídos entre Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul, para os cargos de orientador de trânsito, técnico administrativo/vistoriador e examinador de trânsito. O certame vai atender a demanda provocada pela saída de servidores temporários, com o fim dos contratos resultantes de dois outros processos seletivos realizados pela autarquia em 2015 e 2018.

A seleção terá prova escrita como fase eliminatória e classificatória para todos os cargos. Já para a função de vistoriador também haverá investigação social e criminal como critério de eliminação.

O edital do processo seletivo deve ser publicado no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) nos próximos meses, visto que o Detran já obteve autorização para assinatura do contrato com a empresa organizadora do certame, que depois disso terá até 120 dias para cumprir todas as fases do procedimento.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.