Jorge Viana manda recado para o Governo sobre monumento da bandeira: “Espero que cuidem”

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução Facebook

A forte chuva que caiu hoje (14) deixou ruas alagadas e ocasionou transtornos aos moradores em diversos bairros de Rio Branco. No centro, um dos cartões postais de turismo, a Gameleira, a bandeira do Acre hasteada às margens do rio Acre despencou do mastro após a forte ventania, o que chamou a atenção de quem passou pelo calçadão.

A bandeira que tradicionalmente é trocada todos os anos no mês de junho, mais precisamente no dia 15 quando é comemorada a elevação do Acre à condição de Estado Brasileiro, foi colocada a uma altura de 60 metros.

O símbolo acreano tem 14×20 metros e compõe o monumento em homenagem ao Centenário da Revolução Acreana, integrando um dos pontos turísticos de Rio Branco, junto à Gameleira, calçadão e orla do Rio Acre.

O monumento foi inaugurado na gestão do PT no Acre. “Fizemos esse monumento com amor e simbolismo.... espero que cuidem.... é nossa maior identidade!”, escreveu o ex-senador e ex-governador Jorge Viana.

A lei estadual 1.170, de 22 de dezembro de 1995, que dispõe sobre o assunto, define como desrespeito e proíbe a apresentação da bandeira “em mau estado de conservação”.  

Até o início da tarde, o governo do estado ainda não havia feito a manutenção do espaço.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.