Idaf recebe nova frota de veículos

Agência de Notícias

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) recebeu 13 caminhonetes e 16 quadriciclos durante esta semana, que serão distribuídos em todas as suas unidades nos municípios.

Entre as caminhonetes, dez foram adquiridas com recursos próprios e três são provenientes de convênio com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Já entre os quadriciclos, oito foram adquiridos por recursos próprios e oito pelo convênio.

Os veículos foram adquiridos para renovação de parte da frota que já precisava de troca, e ainda conta com algumas caminhonetes cedidas de outros órgãos do Estado.

De acordo com o diretor administrativo do instituto, José Lucenildo de Lima, as 17 unidades locais do Idaf irão receber os veículos, assim como os postos de atendimento dos municípios de Jordão, Santa Rosa, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. E a previsão da entrega oficial dos veículos é de que ocorra até o final do mês de janeiro.

“As caminhonetes atenderão todos os municípios em suas demandas, além de realizar o serviço de defesa vegetal do Idaf, que é responsável pelo monitoramento de pragas e fiscalização”, ressaltou Lucenildo.

Cada caminhonete foi comprada pelo valor unitário de R$ 148 mil, todas equipadas com guincho elétrico, protetor de faróis, giroflex, engate para carretas, protetor de caçamba e capota marítima, além de contar com emplacamento e IPVA pagos. Os novos veículos irão garantir mais segurança para os servidores no trabalho em campo.

O Idaf trabalha constantemente na missão de garantir a produção animal e vegetal no estado, com padrões de qualidade sanitária, assegurando a saúde pública e a efetiva participação no mercado com assistência aos produtores.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.