Por Wanglézio Braga
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (14) o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Cidadania e o Narcóticos Anônimos (NA) para a criação da linha telefônica 132, que ampliará o acesso da população, em especial dependentes químicos e seus familiares, aos atendimentos e orientações prestados pelo NA.
Segundo o documento, o dispositivo será implantado em duas etapas e o estado do Acre será beneficiado já na primeira. Além do Acre, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Piauí, Ceará, Pará Amazonas e Distrito Federal.
De acordo com a autarquia, os locais foram escolhidos por já contarem com uma estrutura de atendimento de linha telefônica 0800 oferecida pelo Narcóticos Anônimos. A linha 132, cedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começará a funcionar já nas próximas semanas.
O serviço será gratuito e funcionará 24 horas por dia. Estima-se que a linha 132 receba mais de cinco mil ligações por ano. "Trata-se de uma grande articulação de ações para a integração das intervenções no caminho do tratamento e recuperação por meio do serviço de utilidade pública", pontuou Quirino Cordeiro, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania.