Mara Rocha participa de encontro e discute estratégias para a piscicultura

A deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC), Secretária-Geral da Frente Parlamentar da Pesca, participou, na tarde da última quarta-feira (11/12), de encontro que reuniu a Ministra da Agricultura e Pecuária Tereza Cristina, o Presidente da Frente Parlamentar da Pesca, deputado Luiz Nishimori, o Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Deputado Alceu Moreira  e  representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados – Abipesca. O encontro serviu para traçar estratégias para o setor pesqueiro em 2020.

 Mara Rocha defendeu um novo olhar para desenvolver o setor pesqueiro na região norte: “A pesca possui um grande potencial para o fortalecimento da agricultura familiar, e a Ministra Tereza Cristina é uma entusiasta do assunto. Já conseguimos, em 2019, a inclusão da atividade pesqueira no Plano Safra e acredito que 2020 será um ano de grande incremento do setor”.

Sobre projetos para o Acre, Mara Rocha informou que tem conversado com representantes da ABIPESCA sobre o assunto:

 “A abipesca reúne os pesos-pesados do setor pesqueiro e todos compreendem o papel estratégico do Acre, por sua proximidade com o Pacífico. Estou reunindo um grupo de empresários do setor para uma visita ao Estado, o que pode resultar em projetos importantes, principalmente para os pescadores artesanais, que necessitam de incentivos e orientação técnica”, finalizou a parlamentar.

 

ASSESSORIA


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.