Acre deverá perder oito agências bancárias com programa de reestruturação do Branco do Brasil

Por Marcelina Freire

O anúncio feito na segunda-feira, 11, pelo Banco do Brasil, dando conta que a instituição financeira criou um programa de reestruturação que pode resultar em demissões voluntárias, além do fechamento de agências em todo o país, também deve afetar o estado do Acre.  Ao menos oito agências do Banco do Brasil deverão ser fechadas com a medida.

Em todo o Brasil, o programa de demissão voluntária deve atingir ao menos cinco mil trabalhadores. Além disso, foi anunciado ainda o fechamento de 361 unidades no país, sendo 112 agências bancárias, 7 escritórios e 242 postos de atendimento. O encerramento das atividades nestes locais deve acontecer no primeiro semestre deste ano.

No Acre, devem ser afetados sete municípios com o fechamento de oito agências, entre elas, estão, as unidades da Avenida Ceará e da Via Chico Mendes do Segundo Distrito, em Rio Branco, a agência Catedral em Cruzeiro do Sul, a agência de Mâncio Lima, Feijó, Bujari, Xapuri e Assis Brasil.

O Banco do Brasil irá disponibilizar dois Programas de Demissão Voluntária (PDV) já nos primeiros 6 meses deste ano, que são os seguintes: Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE). O banco justificou a medida como forma de otimizar a força de trabalho e com isso economizar nos próximos quatro anos aproximadamente R $3 bilhões.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.