Governo inaugura Centro Vocacional Tecnológico do Bambu nesta terça

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), da Fundação de Tecnologia (Funtac) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), inaugura nesta terça-feira, 13, a sede do Centro Vocacional Tecnológico do Bambu (CVT Bambu), localizado na Rua das Acácias, n.o 279, Distrito Industrial.

A iniciativa é parte de convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e governo do Acre, de um total de R$ 2.593.473,29. Desse valor, R$ 200.659,68 foi destinado apenas para a edificação do local.

Com o espaço externo todo construído a partir do Bambu, o CVT será uma espécie de nascedouro do desenvolvimento do uso da planta no Acre. O local será voltado para capacitação, qualificação profissional e inserção de grupo ou indivíduos no mercado de trabalho.

“A intenção é que a sede seja uma referência de economia sustentável do bambu no estado. Todos os pesquisadores que têm interesse na área, poderão usufruir do espaço para executar sua pesquisa”, explica a gestora da Sect, Renata Souza.

No Acre, outros trabalhos estão sendo desenvolvidos neste setor. “Teremos construção de bambuzerias, e também já inauguramos viveiros aqui em Rio Branco, e logo teremos no interior”, diz José Luiz Gondim, diretor-presidente da Funtac.

O projeto CVT Bambu tem gestão integrada pelas instituições públicas de tecnologia do Estado, e conta com a parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac), Sebrae, Associação de Manejadores de Madeira (Assimanejo) e Instituto Federal do Acre (Ifac).

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.