Igarapé transborda e isola comunidades em Rodrigues Alves e Mâncio Lima

Por Marcelina Freire

Crédito do vídeo: Fagner Silva

Os municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, interior do Acre, estão sofrendo com a cheia do Igarapé Branco. Após as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias, o igarapé transbordou e encobriu parte de uma ponte e parte da estrada que dá acesso à duas comunidades rurais.

Vídeos feitos pelo radialista Fagner Silva, mostram uma ponte com a água encostando na estrutura de madeira. Uma parte da estrada que dá acesso às comunidades do Pólo e dos Caetanos, localizada no município de Rodrigues Alves, também está encoberta pela água deixando os moradores isolados. Aproximadamente 500 famílias vivem nas comunidades que estão isoladas pela água.

Em outra imagem é possível ver parte do asfalto da estrada conhecida como estrada do batoque também sendo invadida pela água. O local fica em Mâncio Lima e dá acesso ao município de Rodrigues Alves, por ter melhores condições de trafegabilidade .


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.