Sete deputados federais do Acre aprovam MP que abre empréstimos a produtores rurais

Por Wanglézio Braga

A câmara dos deputados votou ontem (11), a Medida Provisória 897/19 que terce sobre as mudanças no crédito rural e que tem o objetivo de facilitar a concessão de empréstimos aos produtores rurais e que prevê mudanças como um fundo de garantia, linhas de subvenção para construção de armazéns de cereais e aperfeiçoamento de regras de títulos rurais.

O relator da matéria foi o deputado do Paraná, Pedro Lupion (DEM). Do Acre, os deputados Alan Rick (DEM), Jéssica Sales (MDB), Flaviano Melo (MDB), Jesus Sérgio (PDT), Mara Rocha (PSDB), Vanda Milani (SOLIDARIEDADE), Manoel Marcos (REPUBLICANO) votaram com o relator, ou seja, aprovaram a matéria. Já a deputada federal, Perpétua Almeida (PCdoB) foi à única parlamentar da bancada acreana a votar contrária a MP.

No total, a matéria foi aprovada com 329 votos favoráveis por 58 contrários. A votação dos destaques foi adiada para esta quarta-feira (12).

Ao defender a MP do Agro como é conhecida entre os parlamentares, Lupion destacou a permissão de separar uma parte da terra para ser concedida como garantia dos financiamentos e a criação de Fundos Garantidores Solidários (FGS), além da abertura para os bancos privados.

 A MP vai de encontro ao governo de Bolsonaro que quer estimular a concessão de créditos por bancos privados devido a uma maior garantia. Desde que se mantenha a proporção das cotas entre essas categorias (devedor, credor e garantidor), os percentuais poderão ser aumentados.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.