Prefeitura utiliza cabine de desinfecção para quem entra na capital pela Rodoviária Internacional de Rio Branco

Com a pandemia da Covid-19, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de trânsito - RBTrans, implantou serviço de desinfecção de passageiros que chegam à capital acreana, pela Rodoviária Internacional de Rio Branco.

A medida iniciou na segunda-feira, 10, e tem como objetivo barrar a entrada do novo coronavírus na capital. Ela consiste na instalação de uma cabine onde o viajante terá que passar ao desembarcar dos ônibus.

A superintendente da RBTrans, Sawana Carvalho, explica que a cabine solta um jato borrifador pulverizando um desinfetante inodoro em cada pessoa que passa por ela, desinfectando roupas e acessórios. Para a esterilização é necessário que a pessoa dê um giro de 360 graus dentro da máquina. Antes de passar pela cabine, também existe um reservatório de álcool em gel, onde pode-se fazer a higienização das mãos.

Para a servidora pública Maria de Lurdes Almeida, que devido tratamento de familiares fora do estado, vem realizando viagens com frequência, a cabine de desinfecção foi uma boa ideia.  “Tudo é válido nesse período de pandemia. Tudo que a prefeitura fizer é um cuidado a mais”, disse ela.

A agricultora Daniele Silva, que mora na zona rural de Capixaba e utiliza o transporte intermunicipal sempre que precisa vir a Rio Branco, acha a medida louvável, principalmente porque existem pessoas que não praticam o autocuidado. “Tem, muita gente que não se cuida, essa cabine vai ajudar bastante na proteção”, relatou Daniele.

Por fim a superintendente alerta que o uso da cabine não exime dos cuidados de autoproteção. “A higienização das mãos e o uso de máscaras são ações simples e que funcionam muito bem na prevenção ao Coronavírus. A cabine vem somar com esse cuidado que cada um precisa ter consigo mesmo e com o próximo”, salientou Sawana.

 

ASSESSORIA


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.