Gladson grava mais um pronunciamento e faz reunião com Socorro Neri sobre Lockdown

Por Wanglézio Braga

O governador Gladson Cameli, do PP, iniciou a semana preparando mais um pronunciamento. Em sua casa, o gestor maior do estado gravou com sua equipe e pediu para que a população respeitasse o pedido de ficar em casa. Ele também anunciou o resultado de uma reunião realizada com a prefeita Socorro Neri, da capital.

“Estamos em reunião com a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, discutindo os meios para intensificarmos o combate ao coronavírus. Fala-se bastante em decretar o bloqueio (lockdown) no estado, porém ainda não há uma decisão oficial sobre o assunto, pois estamos analisando criteriosamente esta medida. Continuamos na luta para que as pessoas tenham consciência e nos ajudem a manter o isolamento social”, anunciou hoje (11) em sua rede social.

O lockdown que foi discutido entre as autoridades É uma medida de paralisação bem mais rigorosa do que a que tivemos até aqui. É realmente no sentido de fechamento total, trancar tudo ou sejam um "medida mais extrema que existe no quesito de confinamento".

O confinamento exige decretos da prefeitura, do governo estadual ou federal. Já a quarentena pode partir de autoridades menores, como um secretário de saúde. A reunião com a prefeita de Rio Branco foi acompanhada pelo vice-governador, Major Rocha, o secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene, o Secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida, chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.