Prefeitura de Rio Branco avança com limpeza pública, capina e retirada de entulhos

Mais uma vez a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC), realiza limpeza com capina, roçagem e retirada de resíduos na Via Chico Mendes. O trabalho, conforme Kellyton Carvalho, secretário da Zeladoria segue a uma orientação da prefeita Socorro Neri e se estende desde da ponte Juscelino Kubitschek até a corrente.

“Essa manutenção ocorre simultaneamente em outras vias do município como: Avenida Ceará, Getúlio Vargas, Antônio da Rocha Viana, Isaura Parente e Nações Unidas. Todas essas (artérias estruturantes) recebem conservação perene, porém, foram intensificadas agora no verão para ofertar uma condição melhor às pessoas que circulam nesses espaços, a pé ou em veículos”, enfatizou Kellyton.

O secretário ressaltou que essas áreas possuem um centro comercial intenso e são prioridades da Prefeitura, porque têm uma movimentação muito grande de pessoas. Paralelo a isso, nesta sexta-feira (10), a Zeladoria realiza limpeza e manutenção nos parques: Igarapé Fundo, Tucumã, Maternidade, além de praças com quadra de esporte e playground.

Os bairros: Montanhês, Residencial Mutambo, 06 de Agosto, Jardim São Francisco, Loteamento Portal da Amazônia, Santo Afonso, Área Verde do Conjunto Pedro Rosendo, Avenida São João, Rua A, Rua Albert Torres, Rua Guaporé e Centro também estão sendo atendidos, nesta sexta, pela Prefeitura com os serviços de capina e roçagem com retirada de entulho manual e mecanizada.

Neste primeiro semestre de 2020, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a Zeladoria realizou o recolhimento de 30.827 toneladas de entulhos, resultado da limpeza pública.

 

ASSESSORIA


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.