Gladson presta agradecimentos a Socorro por doações: “A população é a grande beneficiada”

Por Wanglézio Braga

O Ministério da Saúde (MS) entregou à Prefeitura de Rio Branco (PMRB) aparelhos médicos que serão usados para reforçar o Sistema de Saúde no Estado. No total, 68 respiradores de transporte foram destinados à saúde municipal, no entanto, por conta da Pandemia do novo coronavírus, o material foi repassado à Secretaria Estadual de Saúde do Acre (SESACRE) durante cerimônia realizada ontem (09) para ajudar no enfrentamento ao Covid-19.

O gesto da doação praticada pela prefeita Socorro Neri (PSB) da qual chamou de “parceria do bem coletivo” foi elogiada pelo governador Gladson Cameli (PP) que usou as redes sociais para agradecer a gestora do executivo municipal. Gladson diz que o ato não só beneficiaria os pacientes da capital, mas também do interior do estado.  Ele disse ainda que a união entre os poderes traz benefícios diretos à população.

“Os novos ventiladores vão reforçar o sistema público de saúde em todo o Acre no combate à Covid-19. Agradeço de coração a prefeita Socorro Neri por essa importante doação que vai ajudar não só Rio Branco, mas o interior e principalmente os municípios mais isolados que precisam transportar os pacientes para a capital. Quando todo mundo se une, a população é a grande beneficiada”, disse Cameli.

A troca de gentilezas entre os executivos vai muito além do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, do Covid-19. Gladson já deixou claro que Socorro Neri é sua candidata nas eleições de novembro. Recentemente ele chegou a expressar, durante vistoria do Shopping Popular que a ex-vice de Marcus Alexandre (PT) tem o seu aval caso seja candidata no final do ano. Socorro tem sido vista em diversos eventos públicos com Gladson e também em reuniões no Gabinete Civil.

A preferência do maior executivo do estado tem deixado os partidos em guerra, em calorosas discussões. Dentro do PP, alguns dirigentes não querem nem acordo com a prefeita por conta das suas influências políticas com a antiga situação, pois segundo eles atrapalha o plano de “PT nunca mais”. Legendas que possuem cargos importantes na administração de Gladson Cameli também estão se sentindo incomodadas com o cortejo do governador para com a prefeita.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.