Idosa com sintomas de Covid-19 é transferida em avião de Santa Rosa do Purus, no AC, para Rio Branco

Uma idosa, de 60 anos, foi transferida de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre, para Rio Branco em um avião nesta sexta-feira (10), com sintomas de Covid-19. A mulher foi internada na quinta (9), e precisou ser transferida após piora no quadro de saúde.

“Ela não estava muito bem e foi encaminhada para Rio Branco pelo TFD”, informou o diretor do hospital de Santa Rosa, Gilson Rabelo.

A idosa é hipertensa e tem problemas respiratórios. Ela está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco, unidade de referência no tratamento de pacientes com Covid-19.

A direção da UPA informou ao G1 que a mulher chegou na tarde desta sexta (10). O quadro é estável e ela está na observação.

Idoso morre com suspeita da doença

Além da idosa de 60 anos, a Saúde ainda investiga um segundo caso suspeito no município. O de um idoso de 76 anos que morreu na quarta-feira (8). O paciente tinha problema respiratório crônico há pelo menos 10 anos.

“Quando acionaram a emergência do hospital e a gente mandou a ambulância, ele estava tendo uma parada cardíaca e já chegou ao hospital sem vida. Devido ao protocolo, como ele tinha esse problema, a gente tem que fazer o exame da Covid-19”, informou Rabelo.

Outro caso também é investigado em Brasiléia, na fronteira do Acre com a Bolívia. Um paciente de 65 anos foi transferido para Rio Branco na quarta-feira (8). Ele morreu na noite de quinta (9), no pronto-socorro da capital.

Alerta

Pelas redes sociais, o enfermeiro Mirlan Moura, do hospital de Santa Rosa do Purus, informou sobre os casos suspeitos no município e pediu que a população cumpra o isolamento social.

Veja a postagem:

“Para manter nossa população informada e sermos o mais transparentes possível, para que todos possamos manter os cuidados necessários, venho, por meio desta mensagem, informar que temos dois casos suspeitos de Covid-19 em nossa cidade.

Todos os procedimentos foram tomados, agora estamos aguardando os resultados dos exames para confirmar ou descartar os casos. Aproveito para reforçar as medidas preventivas e a importância de mantermos o isolamento social. Sem dúvida, o momento é extremamente delicado, estamos pisando em um campo minado, é preciso união.

Mais do que nunca devemos permanecer unidos ajudando conforme nossas possibilidades. Reforço o pedido para que a população só procure os serviços de saúde em caso de extrema necessidade para evitar exposição desnecessária. Desde já agradeço a compreensão de todos”.

Covid-19 no Acre

Já são 70 casos confirmados de Covid-19 no Acre, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgado nesta sexta-feira (10). No boletim do dia anterior, eram 62 casos confirmados.

Dos casos, 55 são em Rio Branco, nove em Acrelândia, um no Bujari, quatro em Plácido de Castro e um em Porto Acre. Além disso, 57 casos seguem em análise.

 

G1


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.