Projetos visam academias ao ar livre em Porto Acre e construção de arquibancada no Estádio de Plácido

Por Wanglézio Braga

Dois projetos elaborados pela Associação dos Municípios do Acre (AMAC) foram apresentados, nas redes sociais, visando obras que contemplam as cidades de Porto Acre e Plácido de Castro. Entre as contemplações, estão nas melhorias em Estádio e aquisição e instalação de Academia ao ar livre.

Por meio de emenda parlamentar do deputado, Alan Rick, no valor de R$ 500 mil reais, a AMAC projetou melhorias no estádio de futebol de Plácido de Castro. “Oferecendo um espaço melhor para que a população possa contemplar com mais conforto e segurança as atividades esportivas, promovendo assim um convívio social no município onde beneficiará toda a população. O projeto conta com: construção da arquibancada”, diz informativo da AMAC.

Também foi apresentado na semana passada, à aquisição e instalação de equipamentos de academia ao ar livre na cidade de Porto Acre, vizinha a Rio Branco.  A obra receberá investimento de R$ 283.757,34 mil reais, recurso do ex-deputado federal, Leo de Brito (PT). Os equipamentos serão instalados na vila do Incra, Vila do V e na Sede de Porto Acre.

“A proposta aquisição e instalação de equipamentos de academia ao ar livre foi elaborado com objetivo de incentivar a prática de exercício físico, promovendo saúde, integração social e bem a população. O projeto conta com: Placa de orientação individual, pressão de pernas tripla, esqui triplo, surf duplo, rotação vertical triplo, cavalgada triplo, alongador três alturas, rotação diagonal tripla, caminhada tripla o calçamento será em bloco de concreto pigmentado”, comenta a AMAC.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.