Fronteira: Mais um governador foi infectado pelo Covid-19

Por Wanglézio Braga

Gestores públicos não estão imunes ao Covid-19. Hoje (07) mais um governador da Amazônia internacional anunciou que foi infectado pela doença. Luis Hidalgo Okimura, de 66 anos, governador regional de Madre de Dios, no Peru, testou positivo para o novo coronavírus. Ele está afastado do cargo devido o tratamento médico. Ele é assintomático.

Luis Hidalgo Okimura é médico e trabalhou em Rio Branco como cirurgião no Pronto Socorro de Rio Branco. Em 2019 ele foi empossado governador regional de Madre de Dios que tem como capital Porto Maldonado, um dos principais corredores até o Pacífico. Nas eleições de 2018, obteve aprovação de 59% dos eleitores.

Luis Hidalgo é um paciente assintomático e já vem cumprindo quarentena em sua residência.  Segundo a assessoria de comunicação do Governo Regional de Madre de Dios, o governador assumiu o compromisso de trabalhar, quando possível, no formato remoto e garante “a gestão de serviços públicos e cumprimento de metas programadas para esse semestre”.

O diretor de Saúde de Madre de Dios, Ricardo Acosta, também testou positivo. Em todo o departamento de Madre de Dios, 2.500 testaram positivo para Covid-19, 783 estão curados, 63 hospitalizados, 03 pacientes estão na UTI. Até o momento 143 pessoas perderam a vida após infecção da doença.

PANDO, BOLÍVIA

Há 15 dias, o Governador de Pando (Bolívia), Luis Adolfo Flores, informou que estava com Covid-19. O tratamento do executivo ocorreu em dois momentos; em seu domicílio e no hospital de referência para atender casos de Covid-19 em Cobija. Flores recebeu alta médica na semana passada. A vice-governadora, Paola Terraza, assumiu o executivo de forma interina.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.