Gladson diz que colocou todas as aeronaves do estado para atender demandas da área de saúde

Por Marcelina Freire

Em uma publicação em uma rede social o governador Gladson Cameli disse na manhã desta terça-feira, 06, que decidiu colocar todas as aeronaves do Estado à disposição da Secretaria de Saúde para agilizar o atendimento a pacientes no interior, além de auxiliar em outras demandas da pasta que necessitem de ações rápidas.

“Essa medida foi tomada para realizar um atendimento mais rápido a pacientes no interior e também para auxiliar outras demandas urgentes na área da Saúde. Considerando que medidas céleres são necessárias para salvar vidas, o governador Gladson Cameli colocou à disposição as aeronaves do Estado do Acre para demandas de urgência da Saúde”, escreveu .

Segundo o governador, desde o dia 16 de março, o avião Harpia 2 está voltado para os atendimentos da mesorregião do Vale do Juruá. “Determinei que o avião do Estado ficasse em Tarauacá à disposição durante o tempo necessário para atender demandas de transferências de pacientes, não somente de lá, mas também dos municípios próximos”, disse.?

O Acre tem transferido pacientes com covid-19 para outros por causa do colapso no sistema público de saúde do Estado com a ocupação das taxas de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI,s)  no limite em praticamente todos os hospitais que atendem pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

?

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.