Com mais de 90 anos de existência, Quartel do Comando Geral da PM tem reforma prevista para 2021

Agência de Notícias

Anseio de toda a tropa, bem como de muitos comandos, a reforma do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Acre (QCG/PMAC), em Rio Branco, um dos prédios mais antigos do Estado, finalmente dá os primeiros passos para sair do papel. No fim de março, após finalizado o processo de licitação, foi eleita a empresa que terá a missão de executar a obra, orçada no valor de R$ 2,6 milhões.

Um dos principais símbolos da PMAC, o QCG, como é conhecido no âmbito da corporação, apresenta, há muito tempo, vários problemas estruturais, como cobertura e forro danificados, com avarias decorrentes de umidade, fiação e tubulação antigas, entre outros, que resultaram na interdição de várias salas. Assim, iniciou-se ainda em 2020 a desocupação do imóvel, quando muitos setores passaram a funcionar em outros locais.

De acordo com o major Edvan Rogério, diretor de Logística e Patrimônio da PMAC, encontra-se em curso a homologação do processo licitatório. “Em seguida, a empresa ganhadora será chamada para assinatura do contrato de prestação de serviço, no qual serão acertados os detalhes e definidas as datas, como a liberação total de suas dependências, início e prazo para o término da obra”, diz o oficial.

Também está em andamento o processo de tombamento do prédio como patrimônio histórico do Estado. Por conta disso, todas as intervenções feitas deverão ser seguidas como se já fosse tombado, nos mínimos detalhes. “O QCG é uma referência para os policiais militares do Acre, é um símbolo nosso. Então, ter um prédio com condições salubres, adequado para receber os nossos profissionais, é uma  imensa alegria, um sonho de muitos anos realizado”, declara a major Cristiane Soares, chefe da Divisão de Convênios e Projetos da instituição.

Saiba mais

A construção do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Acre teve início em 15 de maio de 1928, durante o governo Hugo Carneiro, e foi realizada pelas mãos dos próprios praças (soldados, cabos e sargentos) que faziam parte da força policial, à época sob a liderança do então comandante-geral da corporação, major Djalma Ribeiro. A obra só foi finalizada em 15 de novembro de 1929.

O QCG e seus arredores já foram palco de incontáveis solenidades e eventos, como nomeações, homenagens, formaturas de promoções de oficiais e praças das corporações militares, entrega de materiais e equipamentos e comemorações cívicas, além de ações sociais voltadas para os mais diversos públicos.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.