Colégio Militar de Cruzeiro do Sul lança edital para ingresso de novos estudantes

Por Wanglézio Braga / Foto: Cedida

Foi publicado na edição de hoje (04) do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital 001/2020 que abre normas de ingressos de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II e no 1° ano do Ensino Médio do Colégio Militar Estadual. O edital contempla alunos que vivem na cidade de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, para estudarem na escola Dom Pedro II. As matrículas correspondem ao ano letivo de 2021.  

Segundo o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) e a direção da Secretária de Estado da Educação, Cultura e Esportes, serão oferecidas, no total, 104 vagas, sendo 70 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental II – turno matutino e 34 vagas para o 1º ano do Ensino Médio – turno vespertino.

De acordo com o documento, as instituições devem respeitar o conteúdo da Lei N° 3.362/2017 que assegura 50% das vagas de cada ano aos candidatos selecionados entre dependentes de militares estaduais e as demais, inclusive as eventualmente remanescentes da comunidade civil em geral.

Entre as exigências para o ingresso ao Colégio Dom Pedro II de Cruzeiro do Sul, o aluno deve estar cursando ou ter concluído o ano/série anterior ao qual concorre à vaga, o candidato ao 6º deve estar com idade de 11 anos, até 31 de março de 2021 e para o candidato ao 1º Ano do Ensino Médio deve estar com idade de 15 anos, até 31 de março de 2021.

Edital frisa que as inscrições deverão ser efetuadas no período de 14 a 18 de dezembro via online através do link https://www.cmdp2czs.com.br/processo-seletivo-2021.

“Os candidatos com deficiências, só poderão fazer as inscrições presencialmente, com apresentação do laudo médico (original mais cópia simples ou apenas cópia autenticada em cartório), no período de 14 a 18 de dezembro de 2020”, informa o edital.

Por fim, as entidades informam que ocorrerão dois sorteios públicos, sendo o primeiro para selecionar os candidatos da comunidade civil e o segundo para selecionar os dependentes de militares estaduais do Acre, caso a quantidade de candidatos ultrapasse o número de vagas a serem preenchidas.

“O sorteio público das vagas para a comunidade civil ocorrerá no dia 22 de dezembro, às 08h, nas dependências do Colégio Militar Estadual Dom Pedro II/CZS – CMDPII/CBMAC, localizado na BR 307, Km 1, Bairro Santa Terezinha, Cidade de Cruzeiro do Sul –AC. E para o dependentes de militares estaduais, o sorteio vai ocorrer no mesmo dia, local e no horário das 10 horas”, enfatiza. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.