Rio Branco: região central ganha reforço na limpeza urbana

ASSESSORIA

Visando manter a cidade limpa e bem cuidada, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC), intensificou os serviços de limpeza pública na região central da capital acreana.

O município, segundo Kellyton Carvalho, secretário da SMZC, a orientação da prefeita Socorro Neri é para que não haja arrefecimento nos cuidados com toda cidade, dando ênfase as praças, aos parques e vias públicas, eliminando inclusive pontos de lixo.

Nesta quarta-feira, 02, as ações ocorrem no parque da Maternidade e nas praças centrais, além dos parques: Maternidade e Tucumã. “Vamos fazer em seguida a limpeza do parque Vale do Açaí”, destacou Kellyton.

Durante os trabalhos no decorrer deste ano, a Prefeitura já retirou mais de 60 toneladas de entulho das ruas da capital. Em vários locais, havia amontoados de móveis usados, garrafas de plástico e outros materiais, ameaçando a saúde de quem mora nas mediações.

Intensificar os trabalhos nessas regiões centrais é uma das estratégias do poder público municipal para garantir o bem-estar da sociedade, durante as atividades de Natal e Ano Novo, período que coincide também com o aniversário de Rio Branco e, por conter um número elevado de comércio, hospitais e órgãos que atendem à população.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.